quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

1º SEMINÁRIO AGRICULTURA FAMILIAR

1º SEMINÁRIO DE AGRICULTURA FAMILIAR
O Colegiado do Território Metropolitano de Salvador e a Coordenação do Meio Ambiente, através seu Coordenador Gracílio,  convida as organizações públicas e  sociedade civil do município de Salinas da Margarida, para participar  do I Seminário Territorial de Agricultura Familiar, Urbana, Periurbana e Economia Solidária. 
O objetivo é mobilizar e capacitar os agricultores, agricultoras, povos e comunidades tradicionais e empreendimentos de Economia Solidaria, para ampliar o processo de organização, reconhecimento e acesso às Politicas Públicas.
A discussão e a indicação dos meios para o apoio ao escoamento, processamento, beneficiamento e comercialização de produtos agroecológicos urbanos em mercados institucionais; a definição dos interlocutores municipais com as atribuições de articular e operacionalizar a política de Segurança Alimentar e Nutricional/SAN, com a participação efetiva da sociedade.
Local: Câmara de Vereadores
Dia: 04 de dezembro de 2015
Horário: 14.00 horas 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

COORDENADOR DO MEIO AMBIENTE PARTICIPA DO ZEE-ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONOMICO.
Seminário realizado no Golden Park Hotel, nos dias 24 e 25 de abril, contou com as presenças dos municípios que compõem a Zona Planície Fluviomarinhas, Salinas da Salinas da Margarida foi representada pelo Coordenador do Meio Ambiente, Sr. Gracílio.
O ZEE-Ba., Zoneamento Ecológico Ambiental, é instrumento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938) integração progressiva de gestão ambiental, mapeando planos de bacias, espécies ameaçadas, área prioritária para conservação e uso sustentável da Biodiversidade, (Manguezais, Dunas, extração ilegal de areia, espécies nativas em extinção, conservação de Apicuns e medidas emergências contra invasões de áreas de APP) dentre outros.
Na oportunidade o Coordenador Gracílio, deixou acertado com o Sr.Ronaldo, SEPLAN, a implantação do curso de Agro Ecologia em nosso Município.
(5 fotos)
Foto de Mambiente Meio.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

CONSÓRCIO PARA ADMINISTRAR E PROJETAR O PLANO DE GERENCIAMENTO RESÍDUOS SÓLIDOS.

PREFEITURAS DO RECÔNCAVO CRIA 
Coordenador do Meio Ambiente de Salinas da Margarida, Gracílio, e Antonio Brito Secretário de Planejamento de Nazaré, mobilizar...am as prefeituras de Aratuípe, Muniz Ferreira, Jaguaripe, Sapeaçu, Salinas da Margarida, Nazaré, e seus respectivos prefeitos para adesão ao Consórcio do Recôncavo, que irá elaborar o Projeto para o Plano de Gerenciamento Sólidos.
O evento deu-se no dia 21 de março, em Nazaré na Secretaria de Planejamento, contando com as presenças da Presidente da Câmara, Sra. Anita Brito, a Vice-Prefeita Jandira Barbosa, professor Rogério Saad, da UNEB, o Prefeito de Sapeaçu, Sr. Jonival Lucas e presidente do Consórcio, Sr. Jorge Castellucci Prefeito de Salinas da Margarida, Sr.Milton Júnior, prefeito de Nazaré, Clóvis Penine prefeito de Muniz Ferreira, Sandra prefeita de Jaguaripe e Aratuípe representado pelo Secretário de Administração Sr. Val. e demais autoridades.
Após a explicação do professor Rogério sobre a finalidade e competência do consórcio, os representantes das prefeituras aderiram ao mesmo, pois o consórcio é o melhor caminhos para criação e administração do aterro sanitário para as cidades de pequeno porte. O prazo dado pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério Público para a extinção dos lixões será até o mês de agosto deste ano.
Ver mais
— com Dênison Santos. (6 fotos)



PRAIA DE CONCEIÇÃO LIBERADA PARA BANHO

IMG_5741 copy

Os moradores e visitantes de Salinas da Margarida receberam de alguns veículos de comunicação a informação de que a Praia de Conceição encontrava-se imprópria para banho, o que causou receio entre todos. A Prefeitura Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente recebe do INEMA periodicamente os boletins de balneabilidade das praias da Baía de Todos os Santos, e de acordo com o boletim emitido em 04/04/2014 a Praia de Conceição de Salinas, é considerada própria para banho.

Preservar o meio ambiente manter o equilíbrio ecológico de forma consciente e sustentável é um dever coletivo de toda sociedade.

Para assegurar esse direito é necessário que haja troca mútua entre os órgãos incumbidos pela preservação e pela comunidade de cada região.   Através da educação é possível despertar a consciência coletiva, da visão do meio ambiente como bem público.  Diversas placas de conscientização foram instaladas em lugares estratégicos no município. A Prefeitura de Salinas está se comprometendo em aumentar a quantidade de placas e realizar fiscalização em lugares críticos. Defender e preservar o meio ambiente, para que todas as gerações possam desfrutar com segurança e qualidade um mundo mais sustentável é uma das missões da Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida.

Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida

Unidos por um novo tempo!

Na foto, os coordenadores do Meio Ambiente Gracílio e da Comunicação Diego, da Prefeitura de Salinas.


                                                   

sexta-feira, 7 de março de 2014

COMO CRIAR SUSTENTABILIDADE EM NOSSO ECOSSISTEMA - MANGUEZAL

  1. COMO CRIAR SUSTENTABILIDADE EM NOSSO ECOSSISTEMA            
    (MANGUEZAL)
    ANOTAÇÕES IMPORTANTES
    UM RECADO DO COORDENADOR GRACÍLIO
    Resíduos sólidos nos manguezais: um problema ignorado
    Diversos resíduos sólidos urbanos encalhados no manguezal. Pode-se observar como os resíduos se enroscam nos pneumatóforos e galhos dos mangues. © Bianca Pinto Vieira / Projeto Manguezal
    Bianca Pinto Vieira.
    Há um costume humano de ocupar áreas litorâneas devido à maior disponibilidade de recursos oferecidos pelo ambiente. Nos últimos dois séculos, o adensamento urbano e a explosão populacional nas localidades próximas à costa vêm pressionando os sistemas biológicos naturais. Um dos grandes problemas observados com crescimento urbano nos ambientes costeiros é o acúmulo de resíduos, que contribui para a degradação da fauna e flora locais.
    Estudos sobre o impacto de resíduos sólidos em regiões costeiras são, em geral, realizados com foco apenas nas praias. Pouca atenção tem sido dispensada aos ecossistemas de manguezal neste aspecto.
    Os ecossistemas dos manguezais são considerados essenciais na reprodução, proteção e alimentação de diversas espécies. Animais como aves, peixes, camarões, caranguejos e moluscos passam parte de seus ciclos de vida nos manguezais. Desta forma, tais ecossistemas possuem vital importância na manutenção e conservação da biodiversidade brasileira, incluindo espécies ameaçadas e de considerável valor econômico, como o guará (Eudocimus ruber) e a tainha (Mugil platanus).
    Apesar de todo o conhecimento sobre os manguezais, sua importância parece ser apreciada apenas nos livros e artigos científicos. Pois as políticas públicas e ações civis continuam a negligenciar sua existência. Aterros clandestinos, deposição de esgoto, queimadas e pesca indiscriminada são problemas constantes nos manguezais. E mesmo com uma legislação ambiental os interesses político-econômicos abrem brechas nestas para a realização de atividades danosas ao ambiente.
    Rede de pesca e tijolo incrustado por mexilhões (Mytilus edulis) e cracas (Balanus glandula) encalhados no capim praturá (Spartina alterniflora). Muitos resíduos trazem espécies exóticas. Outros acabam se tornando locais de fixação e moradia para espécies nativas, porém isto pode ser um problema grave dependendo da natureza do material, que pode ser cortante ou de formato difícil para a saída o animal. © Bianca Pinto Vieira / Projeto Manguezal
    Pouco ainda se sabe sobre a dinâmica de encalhes de resíduos sólidos urbanos nos manguezais, contudo é de conhecimento comum que este ecossistema sofre impactos diferenciados em cada região. Estudos recentes apontam que a morfologia vegetal é um fator importante no encalhe de resíduos. Vegetações mais densas nas bordas funcionam como uma malha que impede a entrada de muitos resíduos na floresta do manguezal. Também o praturá (Spartina alterniflora) tem esse efeito. Quando a maré sobe trazendo os resíduos, o capim impede sua chegada ao interior da mata. Por um lado este processo é positivo, pois impede que os resíduos adentrem e afetem mais intensamente o interior do manguezal. No entanto, são essas vegetações densas de borda que abrigam ovos e juvenis de diversos animais marinhos, do berbigão (Anomalocardia brasiliana) ao robalo (Centropomus spp.). Ocasionando maior impacto dos resíduos justamente no início do ciclo de vida de muitas espécies.
    Outro aspecto no encalhe de resíduos sólidos é a proximidade de áreas urbanas e turísticas. A quantidade de resíduos praticamente duplica quando são analisadas áreas de manguezal mais próximas de residências, centros urbanos, portos e praias, por exemplo. Estima-se que os resíduos destas fontes cheguem aos manguezais por via direta, com descarte desde água de lastro e embalagens até móveis e escombros, ou indireta, por ação dos ventos e maré.
MATAR ANIMAIS SILVESTRE TAMBÉM É CRIME AMBIENTAL.
Foi encontrada morta, á margem da rodovia que da acesso de a Encarnação de Salinas, provavelmente á pauladas, um filhote de Jaguatirica. com idade de 03 a 4 meses de vida.
Este animal de hábito noturno, exímia caçadora, tem apetite voraz por aves, especialmente galinha, peixes e outros animais de pequeno porte.
É uma espécie  que corre sério risco de extinção, a mata atlântica, não é seu habit natural, os desmatamentos que vem acontecendo pode ter causado a fuga desse animal em nossa redondeza.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EX SECRETARIO FAZ EXPLANAÇÃO DOS SEUS TRABALHOS


C O N V I T E

EX-SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE, O AMBIENTALISTA GRACÍLIO, FARÁ EXPLANAÇÃO DE SUA ADMINISTRAÇÃO Á FRENTE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE NA CÂMARA DE VEREADORES.
- O Ex-secretário do Meio Ambiente de Salinas da Margarida,Senhor GRACÍLIO, deixou o cargo de Secretário para ocupar na mesma Secretaria o cargo de Coordenador do Meio Ambiente.
Isto deve-se a uma acomodação política proposta pela oposição, um grupo que faz frente ao Prefeito Jorginho. Vendo a possibilidade de cair na descrença do povo de Encarnação. Fizeram acordo para acomodar a Sra. Isnaia Borges, ex candidata a vereadora em Encarnação, que provavelmente teria sido eleita, porem uma manobra errada do Sr. Jorge "Come Pinto" que retirou Isnaia do partido PV, colocando-a em outra legenda, a qual foi tomada pelo adversário, impedindo-a de sair candidata.
Uma pena, pois Isnaia estava eleita e viu sua eleição descer pelo ralo por causa de gente que diz entender de política e nada sabe.
Por isso o Ex-Secretário fara exposição de seus trabalhos á frente da Secretaria do Meio Ambiente.
Dia 18/02/2014
Local: Câmara de Vereadores de Salinas da Margarida
Horario: 10 horas.

Na oportunidade o Ambientalista Gracílio, hoje Coordenador do Meio Ambiente,
Agradece
GRACÍLIO TEIXEIRA
Coordenador do Meio Ambiente
Prefeitura de Salinas da Margarida

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CANTEIROS SOLIDÁRIOS


PROJETO CANTEIROS SOLIDÁRIOS
A Secretaria do Meio Ambiente, sob a direção de GracílioTeixeira  e em parceria com a APPMS sob a direção de Jó da Pesca, criaram e está pondo em ação o Projeto Canteiros Solidários, que consiste em melhorar a visibilidade de alguns locais degradados, plantando mudas de árvores de diversas espécies, buscando o equilíbrio e sustentabilidade ambiental e interação dos moradores onde esse projeto está sendo executado.
Coqueiros plantados na Praia do Araçá

Canteiros Solidários em ação na Travessa da Rua João Soares

Travessa da Nauro Campos, em breve estará toda arborizada